Receita para encontrar o amor da sua vida

Antes de amar o próximo a gente tem que se amar, 
chamo isso de egoísmo construtivo. 
A gente precisa se olhar mais, fazer um check list das próprias necessidades 
e se suprir com elas, se apropriar delas.
P/ Martha Zarza

É muito comum ouvir mulheres e homens se lamentando por não conseguir encontrar uma pessoa bacana, para dividir as dores e delícias da vida. E, muitas e muitas vezes, essas pessoas são aparentemente bonitas, inteligentes, com bom papo, porém não se enxergam assim, e acabam detonando as boas possibilidades de realizar esse desejo. Geralmente acreditam que precisam do que não tem, pensam que não são bonitos nem gostosos o suficiente, ou seja não tem um rosto bonito, nem corpão sarado e nem são um vulcão em plena erupção na cama. Mas será que é só isso mesmo que as pessoas desejam? Será que tem uma receita mágica para encontrar o amor da nossa vida? Vejamos.

Ao longo da existência humana vai-se adquirindo alguns pensamentos disfuncionais, que levam a acreditar, de forma irracional, em algumas coisas que nos boicotam sem que percebamos, ou demoramos para perceber. E na vida sentimental eu destaco uma crença absolutamente sacana, do mal mesmo e que causa um profundo sentimento de autodepreciação. Falo de quem pensa que a própria felicidade depende de algum fator externo e portanto não tem como controlar isso, e se deixa ficar vulnerável, as vezes passa a evitar situações que poderiam colaborar para um encontro feliz, ou entram em relacionamentos de subjugação, sujeitando-se a qualquer coisa. Assim, a pessoa é soprada pelas ventanias que sempre trazem tempestades.

Quando alguém me fala que é de bem com a vida eu sempre pergunto brincando: de bem com a vida de quem? e muitas vezes percebo que a pessoa não tem mesmo certeza se é com a própria vida. Uma boa lição de casa é refletir sobre quem é o centro das nossas atenções, das nossas generosidades, da nossa leveza. E a resposta tem que ser a gente mesmo.

Antes de amar o próximo a gente tem que se amar, chamo isso de egoísmo construtivo. A gente precisa se olhar mais, fazer um check list das próprias necessidades e se suprir com elas, se apropriar delas. Antes de suprir a necessidade de qualquer outra pessoa é preciso estar suprido, porque não pode existir relacionamento saudável entre pessoas pela metade. Aliás taí uma crença que enfiaram na cabeça da gente, a de que temos que encontrar a metade da nossa laranja, mentira, essa metade já deve ter apodrecido faz tempo, merecemos um amor inteiro e cheio de frescor, e fresco tem a ver com a mente e não com a idade.

Mas pra isso é preciso fazer a lição de casa. Aí vale a pena utilizar todos os recursos que se tem disponível, seja a espiritualidade, seja a família, seja as amizades, seja o que for, tudo o que ajuda vale a pena. Mas o melhor mesmo é fazer uma boa psicoterapia, ok, sou suspeita, mas sei do que estou falando. Ouça, reflita, duvide, ouça de novo e reflita novamente, tire suas conclusões, mas, #meganecessário, mude o que não funciona mais ou o que nunca funcionou, permita-se ousar, ressignifique o que preciso for. Duvide das suas certezas, no mínimo atrasa o Alzheimer e, no mais, você estará sempre renovado.

Para ser gostoso ou gostosa, não basta apenas ter um corpão, isso é o que aproxima mas não é o que mantém junto. Conheço pessoas fisicamente maravilhosas que não conseguem manter um relacionamento e outras pessoas que fisicamente não tem tantos atributos estéticos mas sempre estão em um relacionamento bacana, e o contrário disso tudo também é verdade. Porque o que "cola" uma pessoa na outra é a leveza, o bom humor, o bom papo e a admiração que são capazes de despertar mutuamente. E só é assim quem está de bem consigo mesmo, aquela pessoa que entende e aceita suas limitações com bom humor, pelo menos na maior parte do tempo, e que vai atrás do que pode fazer suas limitações serem superadas, de acordo com suas prioridades.

Cada um tem que encontrar seu próprio jeito de ser, acreditar em si, se permitir errar, ir, e ir mesmo com medo, ousar, e rir no final. Pra mim isso é ser gostoso, e esta é minha receita para encontrar e manter o amor da sua vida pertinho de você, se encontre primeiro, depois eu garanto que você encontrará quem você quiser.









Comentários