Experiências inovadoras em educação

Como a inovação desafia sistemas e 
modelos tradicionais de educação na prática? 
O InnoveEdu apresenta 96 experiências espalhadas pelo mundo 
que traduzem cinco importantes tendências capazes 
de tornar o aprendizado significativo e conectado com as demandas do século 21.


Na lista, organizada pelo Porvir, em parceria com o EdsurgeInnovation UnitWorld Innovation Summit for Education, estão desde ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho do professor até políticas públicas que transformam práticas pedagógicas em redes de ensino. 
Conheça as experiências e veja como existem muitas maneiras de transformar a educação.

Acesse o link:    http://www.innoveedu.org/

Comentários

  1. Augusto de Franco escreveu sobre inovação na educação.
    COMO INOVAR EM EDUCAÇÃO

    Publicado por Augusto de Franco em 1 agosto 2015 às 9:18 em TEORIA INTERATIVISTA DA APRENDIZAGEM
    Back to TEORIA INTERATIVISTA DA APRENDIZAGEM Discussions

    Em geral a inovação é mal-tratada em educação. Quando se fala em inovação em educação muitas pessoas pensam logo na implantação de novas tecnologias físicas na sala de aula (tablets, lousas eletrônicas, smartphones, google glass etc). Alguns acham que inovação é adotar programas mais avançados, baseados em recentes descobertas da neurociência, de estímulo à habilidades cognitivas na resolução de problemas e de novas técnicas de memorização e raciocínio. Muitos imaginam que o problema da falta de inovação em educação poderia ser superado com o emprego de métodos mais eficientes de administração dos processos de ensino. Por último, há ainda os que acham que se deve aplicar novos programas lúdicos, como games, quiz e olimpíadas, que aumentam o engajamento dos alunos e estimulam a competitividade escolar.

    Nós achamos que inovação em educação não é nada disso. Mas quem somos nós?

    Nós somos pesquisadores conectados à Escola-de-Redes e estamos trabalhando há vários anos no desenvolvimento de tecnologias de netweaving que possam ser compartilhadas. Uma característica das tecnologias de rede é que elas não são conducionistas (ou seja, são tecnologias sociais que não pretendem conduzir as pessoas por qualquer caminho estabelecido antes da interação). Essas tecnologias de rede são tecnologias de configuração de ambientes mais favoráveis à livre-interação. Existem fortes evidências de que elas potencializam a criatividade e a inovação.

    Recentemente começamos a trabalhar no desenvolvimento de uma tecnologia de rede aplicada à aprendizagem chamada INOVA.EDU. É uma tecnologia baseada fundamentalmente em netweaving.

    Centenas de pessoas vêm contribuindo para o desenvolvimento dessa tecnologia nos últimos sete anos, seja com aportes teóricos, seja com ensaios práticos. Uma equipe que se dedicou mais diretamente ao trabalho de formatá-la, tornando possível o seu rápido e fácil compartilhamento, está agora oferecendo-a na forma de um programa-relâmpago a distância, de apenas sete dias (com dedicação aproximada de duas horas por dia). O esquema que está na imagem que ilustra este post, ainda que só possa ser completamente compreendido por quem fizer o programa, dá uma ideia da natureza dessa tecnologia, focada na configuração de ambientes inovadores de aprendizagem.

    O programa é pago porque essa equipe não tem nenhum financiamento institucional para realizar o seu trabalho. Se você quiser aprender a usar essa tecnologia e ao mesmo tempo ajudar esses pesquisadores (que dependem disso para continuar seu trabalho), faça sua inscrição.

    O programa vai acontecer do dia 17 ao dia a 23 de agosto de 2015. Você poderá fazê-lo de qualquer lugar. As inscrições vão ficar abertas até o dia 16 de agosto no link: http://edu.inova.vc/

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  2. obrigada pela contribuição, já está passando da hora de se transformar o ambiente de ensino e a maneira como se pode aprender e apreender novos conhecimentos!!

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